No Especial de hoje, o GK traz não só um jogo. Traz milhares!

Ok, MAME não é bem um jogo, mas o emulador que fez parte da infância de muita gente tem a vantagem de nos deixar escolher entre tantas opções de games quanto você possa imaginar. Se você nunca teve a oportunidade de perder tardes inteiras se divertindo com os clássicos de arcade encontrados no programa, ou nunca ao menos ouviu falar dele (shame on you!), o GK te conta tudo!

TMN

As Tartarugas Ninja – Game de sucesso em 1989 faz parte do repertório do MAME

Desenvolvido por Nicola Salmoria e lançado em fevereiro de 1997, MAME é a abreviação de Multiple Arcade Machine Emulator, um emulador de jogos arcade cujo código aberto permite edições. A plataforma reproduz games clássicos que viraram febre nos fliperamas entre os anos 1970 até começo de 2000 e é constantemente atualizada, para a alegria dos fãs.

O principal objetivo do emulador é manter décadas de história vivas. “Enquanto a tecnologia continua a avançar, MAME evita que esses importantes softwares ‘vintage’ sejam perdidos e esquecidos. […] Isso é feito por motivos educacionais e de preservação, na tentativa de impedir que softwares históricos desapareçam para sempre quando o hardware para de funcionar.” (informações extraídas do site oficial. Você pode encontrá-las aqui).

E como se reunir os melhores jogos da infância em um lugar só não fosse suficiente, MAME está disponível para inúmeras plataformas. Além de PC, suportado por Windows, Linux e MAC OS, também é possível rodar o emulador em Xbox e Symbian.

São milhares de jogos (e aumentando!), mas como aqui nesse post não cabem todos ~nem de perto~, vamos a alguns dos mais famosos que você vai encontrar por lá:

street

Street Fighter – O jogo que marcou infâncias aparece em sua versão pioneira

sonic

Sonic – Depois de matar a saudade jogando, aproveite para ler nosso Game de Gaveta sobre ele

donkey

Donkey Kong – Pule, desvie dos barris, salve a mocinha. Esse clássico não tem tempo nem idade

frogger

Frogger – Você não sabe o que é real concentração se nunca encarnou esse sapinho verde

galaga

Gálaga – Para Tony Stark nenhum botar defeito

METAL_SLUG

Metal Slug – Viaje pelo mundo, atire com as armas mais legais e dispute os tanques com seu amigo

pacman

Pac-Man – Falar em fliperama e não lembrar do “come-come” chega a ser pecado

E se você ainda não está convencido a amar essa lindeza, aí vai a cerejinha no topo do bolo: MAME é totalmente gratuito. Basta fazer o download no próprio site do emulador e convidar os amigos para voltar no tempo <3

Marina Mendes
marinamendesmota@gmail.com

One thought on “Especial| MAME – Clássicos de Fliperama”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *