Atenção, este texto contém SPOILERS dos 5 filmes da franquia Resident Evil, mas é essencial para você relembrar tudo o que aconteceu com Alice e se preparar para a estreia do Capítulo Final.

Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002)

hospede

Na estreia de 2002, acompanhamos Alice, uma mulher que acorda em uma mansão e percebe que está sofrendo de perda de memória. Sem saber o que aconteceu antes do apagão, ela explora a casa em busca de pistas, mas acaba sendo abordada por uma equipe de operações especiais  que a leva até o subsolo da mansão. Ela descobre então que é na verdade a chefe de segurança do principal laboratório de uma empresa farmacêutica conhecida como Umbrella e deve acompanhar a equipe tática para desativar o computador do complexo, que trancou todos os funcionários ao detectar o escape de um vírus e interpretar como ameaça… e ele estava certo.

Ao conseguir entrar no complexo, o grupo encontra todos os trabalhadores mortos, mas o problema, como diz Alice em todas as pequenas recapitulações de cada filme, é que eles não ficaram mortos. O T-vírus reanimou os cadáveres e os transformou em zumbis, além de causar mutações. O grupo deve então encontrar uma maneira de sair com vida do complexo, escapando tanto dos monstros quanto do computador, que tenta a todo custo impedir que a infecção se espalhe.

Apesar de conseguir escapar do laboratório, Alice é interceptada pela Umbrella, que tentará a todo custo impedir que o incidente seja divulgado para a população. Ela é levada para outro complexo, onde passa a ser vítima de estudos com o vírus. Ao final, Alice acorda sozinha em um laboratório e consegue chegar à cidade de Racoon City, onde descobre que a Umbrella falhou em conter a infecção, deixando-a escapar para a cidade, que se transformou em um caos apocalíptico.

Resident Evil: Apocalipse (2004)

apocalipse

As ruas de Racoon City estão dominadas pelos mortos e a população tenta escapar da morte a todo custo, mas a Umbrella não pretende deixar que a infecção se espalhe ainda mais.

Alice acaba se juntando a um grupo de sobreviventes e, mais tarde, eles são contactados por um cientista da Umbrella, descobrindo que a corporação pretende lançar uma bomba atômica sobre a cidade, deixando-os com poucas horas para evacuação. O homem promete ajudá-los a sair da área sob a condição de encontrarem sua filha, que está presa na escola, porém ele não sabia que estava sendo monitorado, assim como Alice. Ao chegarem ao ponto de encontro, o grupo é interceptado e Alice, que descobriu fazer parte de um experimento da Umbrella com o T-vírus, é obrigada a medir forças com Nêmesis, arma biológica criada pela companhia.

Após conseguir derrotar o monstro, o resto do grupo embarca em um helicóptero para fora da cidade, poucos momentos antes do lançamento da bomba. Mesmo assim, a onda de choque provocada pela explosão derruba o helicóptero e Alice é capturada novamente, sendo levada para os laboratórios da Umbrella.

Lá, depois de muitos testes e uma tentativa fracassada de apagar os acontecimentos de sua memória, Alice mata todos e mais uma vez consegue escapar com a ajuda dos outros sobreviventes, agora seus amigos. Ela também descobre que seu organismo conseguiu dominar e se adaptar ao vírus, de forma a desenvolver poderes sobre humanos.

Resident Evil: A Extinção (2007)

extincao

A humanidade está quase totalmente extinta após o T-Vírus se espalhar globalmente e transformar a população em zumbis. Alice tenta fugir da Umbrella, que está a sua procura para controlá-la e a usar como arma.

Viajando solitária pelo país, ela encontra informações sobre um lugar seguro, onde aparentemente não há infecção, e decide seguir para lá, porém acaba cruzando com um comboio. Durante uma situação de perigo, ao usar seus poderes, Alice é detectada pela Umbrella Corp, e acaba perdendo o controle.

Após se recuperar, ela passa instruções para que o grupo siga para o local seguro e vai atrás de quem tenta comandá-la. Ela invade uma base da Umbrella e mata todos que encontra, descobrindo então centenas de clones dela mesma.

Resident Evil: Recomeço (2010)

afterlife

Usando seus clones, Alice invade uma grande base da Umbrella e destrói todo o complexo, prometendo encontrar e eliminar todos os responsáveis por sua situação, usando os poderes que desenvolveu ao se ligar com o T-vírus. A heroína tenta cumprir com sua promessa, mas ao enfrentar Albert Wesker acaba derrotada quando o vilão lhe dá o antivírus, retirando suas habilidades.

Ela então parte em direção ao local seguro para onde o grupo foi ao final do terceiro longa. Chegando lá, ela não encontra nada mais do que um estacionamento de veículos empoeirados e se pergunta o que pode ter acontecido. Após algum tempo ela encontra uma das sobreviventes, Claire (sim! Redfield) que explica não se lembrar do que aconteceu ou para onde os outros foram levados.

As duas partem em busca de respostas e encontram um grupo de pessoas vivendo em uma prisão. Chegando lá, descobrem que o local para onde queriam ir é na verdade um navio, explicando o porquê de não encontrarem nada anteriormente. Cercados por zumbis, eles precisam encontrar uma forma de chegar ao navio para descobrir onde estão os outros sobreviventes e salvar a si mesmos. O grupo tem então que contar com a ajuda do misterioso prisioneiro (que para os fãs dos games não tem nada de misterioso), Chris Redfield.

Após seu plano principal (de usar um veículo militar super reforçado) falhar, eles decidem tentar escapar pelos esgotos do prédio, que desaguam exatamente onde precisam. Chegando ao navio, os sobreviventes se surpreendem ao perceber que o lugar está vazio e não há pessoas a bordo.

Depois de revistarem tudo, descobrem que o barco é na verdade uma armadilha da Umbrella para capturar pessoas saudáveis e realizar estudos. Juntos, Alice, Chris e Claire enfrentam o grande vilão dos games Albert Wesker e quando pensam que o perigo havia acabado, Jill Valentine (já vista no segundo longa, mas desaparecida desde então), agora sob controle da Umbrella, ataca o navio com força total.

Resident Evil: Retribuição (2012)

resident6

Após ser capturada por Jill Valentine, Alice acorda em uma prisão e é torturada para que confesse seus crimes contra a Umbrella. Uma falha na segurança permite que ela escape, mas após deixar a cela descobre que está em Tokyo, onde um surto de vírus acontece diante de seus olhos. Ela consegue escapar da horda que a cerca, mas, ainda dentro das paredes da Umbrella, ela é abordada por Ada Wong.

A personagem revela estar trabalhando para Albert Wesker que afirma querer ajudá-la a escapar. É descoberto então que Alice está presa em um complexo submarino e Ada está lá para levá-la a superfície, enquanto uma outra equipe vem pelo exterior da prisão para o resgate. Wesker explica que a Rainha Vermelha, o mesmo computador que começou tudo no primeiro filme, tomou controle da Umbrella e quer eliminar toda a vida na terra. Só resta a eles se unirem para salvar o que resta da humanidade.

Após passar por um cenário de simulação, onde se fazem testes dos vírus e de sua agilidade de propagação, Alice encontra uma garotinha, um clone, segundo Ada, usada durante as simulações. Acontece que durante a encenação, uma cópia de Alice era sua mãe, por isso a heroína se sente na obrigação de ajudar a menina.

Depois de encontrarem o grupo de resgate externo (entre eles temos o maior badass que você respeita, Leon Kennedy – ok, no filme nem tanto – e Barry Burton), os fugitivos tem que enfrentar Jill Valentine, que está sendo controlada pelo computador. Por sorte, eles conseguem resgatá-la da manipulação da máquina e ela se junta a resistência.

Ao encontrar Wesker, que agora comanda as últimas forças de defesa diretamente do salão oval da Casa Branca, Alice recebe seus poderes de volta quando o vilão lhe injeta uma dose do T-vírus, afirmando que ela é a arma da qual precisam para vencer a Rainha Vermelha.

Resident Evil 6: O Capítulo Final estreia nesta quinta-feira, 26/01, em todo o Brasil.

Marina Mendes
marinamendesmota@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *